Porque bebem chá os ingleses?

Conta a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista e patrono das artes, lançou a ideia de que beber água fervida seria uma medida higiénica – e estava certo. Durante uma viagem, deixou cair acidentalmente algumas folhas na água que estava a ser fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeu-a e achou-a muito refrescante. O chá tinha sido criado!
Só depois de ser espalhado na Europa, essencialmente pela mão dos portugueses, o hábito de tomar chá (às cinco horas) foi introduzido em Inglaterra, também pela mão de uma portuguesa, Catarina de Bragança, filha de D. João IV de Portugal que casou com Carlos II de Inglaterra em 1662. Terá levado no seu dote uma arca de chá da China, instituindo o seu uso na corte.
Aplicação interactiva para conhecer o Reino Unido (em inglês e português).

3 Respostas

  1. Achei muito boa a reportagem sobre o chá. Gostaria de saber qual o chá mais usado na Inglaterra? No Brasil tomamos costumeiramente o café. Há uma variedade de tipos de café. Uma só cor, para sabores diferentes conforme escolha, nutrição, boa plantagem etc. Chá no Brasil não é muito popular tão quanto é o café. Utilizamos o chá mais para casos de febre, ou uma vez por outra, em algum lugar dispõe do líqüido para variar conforme o paladar de algumas pessoas. Contudo, prefiro chá a café em quaisquer momento do dia ou da noite. Obrigado.

  2. Ainda sobre o chá, guardo boa lembrança das pessoas mais velhas do sertão do Seridó no Rio Grande do Norte, cuja sabedoria popular, usam-no como remédios em algumas enfermidades. Chá-preto, Capim-santo,Erva-sidreira, hortelã e tantos outros da nossa preciosa medicina popular.Eles têm sido servido quente, principalmente às pessoas que estão com febre, seja gripe, enxaquecas,enjôos e outros casos comuns. Pode faltar tudo, antes porém, não deve faltar na casa dos mais idosos, o chá de sabugueiro. No seridó, para uma criança que tem febre alta, costuma-se oferecer chá de sabugueiro e um comprimido analgésico. Depois de tomado o chá, a pessoa deve se cobrir para que a febre saia do corpo. Geralmente a pessoa adormesse, e quando acorda, está muito suado e se sentido livre ou amenizado da tal febre. Pode ser que o chá não ocupe a chanceler que ocupou o café por todos esses anos.Mas na verdade, ninguém toma chá para fumar! Bebe pelo salutar da planta e o sabor delicioso que pode oferecer ao paladar humano.

  3. tinha que ter curiosidades, a reportagem é ótima!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: