Jogos didácticos

Sr. Crocodilo

Esse jogo é ideal para turmas de crianças até quinta série, e precisa de um lugar mais ou menos amplo. Metade dos alunos fica do lado esquerdo da quadra , a outra metade fica do lado direito, e o professor (que é o Sr. crocodile”), fica no meio.Os alunos perguntam: Sr. Crocodilo, posso atravessar o rio?. E o crocolilo responde com um critério, dependendo do que os alunos estão estudando no momento. Se estão aprendendo peças do vestuário, o critério pode ser (apenas se você estiver usando meias). Se estiverem aprendendo coisas de comer, o critério pode ser só se você toma café no café da manhã.

E todos os alunos que estiverem usando meias (ou, pelo outro critério, tomarem café no café da manhã) terão de tentar atravessar o rio. Nesse momento, o Mr. Crocodile vai tentar pegar tantos alunos quanto conseguir.

Ganham os alunos que não forem pegos. Mas até ficarem alguns finalistas, a gente já está com meio metro de língua para fora. Por isso, peço que um dos alunos que saiu do jogo me ajude a pegar os colegas. Também dou aos alunos que saíram a incumbência de dizerem, na LE, qual o critério para atravessar o rio.

Os alunos realmente adoram a brincadeira, que contribui para a consolidação do vocabulário aprendido, para o exercício da habilidade de listening e, claro, para descontrair.

O jogo do copinho

Primeiro, compre no supermercado um saquinho com copinhos plásticos para cafezinho . Em turmas pequenas, pode-se dar um copinho para cada aluno. Em turmas maiores, divida a aula em dois times, que farão duas filas. Só os primeiros de cada fila vão parcicipar de cada vez.O copinho é usado para substituir a buzina naqueles programas em que o apresentador faz a pergunta e os candidatos tem de apertar o botão se souberem a resposta. Quem apertar o botão primeiro, responde primeiro.

O bom do jogo é que ele é bem versátil: a pergunta pode ser sobre qualquer coisa que se está trabalhando no momento: verbos irregulares no passado; com outra, para revisar o conteúdo visto no semestre anterior através de funções: “Diga a idade de sua mãe”; “Pergunte o número do telefone de um colega”; “Fale sobre uma coisa que vocês não sabe fazer”; “soletre o seu sobrenome”, etc.

A cada três “bangornadas” fortes, mais ou menos, o copinho tem de ser trocado. Por isso é que, em turmas maiores, o ideal é jogar em filas (com dois alunos jogando de cada vez), ou serão necessários muitos copinhos. Além de caro, o uso exagerado pode ser anti-ecológico se os copos não forem descartados no lixo seco: o plástico tradicional demora centenas de anos para se desintegrar no meio-ambiente.

Mais jogos

Uma resposta

  1. gostei muitOoooo

    =p
    [i] e muitoOO bom
    thank you!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: