Professor 2.0 – Ferramentas da Web 2.0 para a educação (I)

A Web 2.0 é um entorno ideal para apoiar o processo de ensino-aprendizagem significativo, constructivo e em colaboração. Estão a aparecer a uma velocidade de vertigem aplicações cada vez mais fáceis de usar para pessoas sem conhecimentos técnicos que por sua vez são mais versáteis, adaptáveis, úteis e atraíntes para fins educativos.

Descreveremos agora as mais interessantes. Podem vê-las, experimentá-las, dar a sua opinião e acrescentar outras que conheçam através dos comentários.

 

ANIMAÇÕES

  • Geradores de audio-livros online, com possibilidades de trabalho em colaboração. VoiceThread ou Flip (Exemplo em português: Chamo-me…)

  • Apresentações em power point, como esta de Slideshare ou de galerias fotográficas como PictureTrail

COMUNICAÇÃO

  • YackPack é uma ferramenta para a comunicação con grupos (equipas de trabalho, aulas, família, etc.). É fácil de usar para gravar e ouvir mensagens de audio online, Podem enviar-se mensagems a uma ou várias pessoas, e as mensagens podem-se ouvir secuencialmente, como ouvimos uma conversa. Os autores dão algumas dicas de uso na educação.

  • Foros para falar, e nunca melhor dito, sobre temas de comum interesse: Chinwing.

REDES SOCIAIS

 

  • Page Flakes Teacher: rede social específica para educadores, com possibilidade de criar grupos de trabalho que colaborem pública ou privadamente através do mesmo portal, com widgets específicos para a gestão e comunicação educativa (aulas, avaliação, comunicação com os alunos…
  • Ning: outra popular interfaz para redes sociais com fins educativos.

 

 

 VÍDEOS

Há muitos sites como  YouTube, Google Videos, MySpace, Metacafe, Gofish ou específicamente portugueses como Sapo…  de onde podemos descarregar vídeos e usá-los na sala de aula. Também temos editores on line como ProShow Gold, Mojiti o Stage 6 para fazer modificações didácticas. Agora temos também uma ferramenta de YouTube, um editor de vídeo, YouTube Remixer, que permite modificar os conteúdos publicados em YouTube directamente no navegador, e podemos  misturar vídeos de Youtube, acrescentar fotos, gráficos, e efeitos de transição.

WIKIS

 

Uma wiki é um site que pode ser editado e criado por muitas pessoas; um projeto coletivo, cujo maior exemplo hoje em dia é a Wikipedia. Difíceis de montar, agora com serviços como Wetpaint ou Wikispaces está ao alcance de todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: