Professor 2.0 – Ferramentas da Web 2.0 para a educação (I)

A Web 2.0 é um entorno ideal para apoiar o processo de ensino-aprendizagem significativo, constructivo e em colaboração. Estão a aparecer a uma velocidade de vertigem aplicações cada vez mais fáceis de usar para pessoas sem conhecimentos técnicos que por sua vez são mais versáteis, adaptáveis, úteis e atraíntes para fins educativos.

Descreveremos agora as mais interessantes. Podem vê-las, experimentá-las, dar a sua opinião e acrescentar outras que conheçam através dos comentários.

 

ANIMAÇÕES

  • Geradores de audio-livros online, com possibilidades de trabalho em colaboração. VoiceThread ou Flip (Exemplo em português: Chamo-me…)

  • Apresentações em power point, como esta de Slideshare ou de galerias fotográficas como PictureTrail

COMUNICAÇÃO

  • YackPack é uma ferramenta para a comunicação con grupos (equipas de trabalho, aulas, família, etc.). É fácil de usar para gravar e ouvir mensagens de audio online, Podem enviar-se mensagems a uma ou várias pessoas, e as mensagens podem-se ouvir secuencialmente, como ouvimos uma conversa. Os autores dão algumas dicas de uso na educação.

  • Foros para falar, e nunca melhor dito, sobre temas de comum interesse: Chinwing.

REDES SOCIAIS

 

  • Page Flakes Teacher: rede social específica para educadores, com possibilidade de criar grupos de trabalho que colaborem pública ou privadamente através do mesmo portal, com widgets específicos para a gestão e comunicação educativa (aulas, avaliação, comunicação com os alunos…
  • Ning: outra popular interfaz para redes sociais com fins educativos.

 

 

 VÍDEOS

Há muitos sites como  YouTube, Google Videos, MySpace, Metacafe, Gofish ou específicamente portugueses como Sapo…  de onde podemos descarregar vídeos e usá-los na sala de aula. Também temos editores on line como ProShow Gold, Mojiti o Stage 6 para fazer modificações didácticas. Agora temos também uma ferramenta de YouTube, um editor de vídeo, YouTube Remixer, que permite modificar os conteúdos publicados em YouTube directamente no navegador, e podemos  misturar vídeos de Youtube, acrescentar fotos, gráficos, e efeitos de transição.

WIKIS

 

Uma wiki é um site que pode ser editado e criado por muitas pessoas; um projeto coletivo, cujo maior exemplo hoje em dia é a Wikipedia. Difíceis de montar, agora com serviços como Wetpaint ou Wikispaces está ao alcance de todos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: