Ensinar e contar

Cada dia um aluno (ou vários) traz um objecto e o presenta aos companheiros. O professor pode fazê-lo a primeira vez para mostrar como deve fazer-se.

Quais são os objectos que podem mostrar-se?boton.gif

Qualquer coisa que tenha uma história para contar: objectos pouco convencionais (uma entrada de cinema, um botão, uma pedra…

O professor dá normas para a apresentação: por exemplo falar primeiro sem mostrá-lo, falar dele como se fosse um ser vivo, contar de onde é que vem, porquê foi escolhido esse objecto…

É uma actividade muito apropriada para a expressão oral, todos os alunos intervêm, quer com perguntas, quer com comentários. Muitas vezes geram-se conversas espontâneas que o professor pode aproveitar para observar o nível de expressão dos seus alunos e fazer algumas correções.

Pode ser usada para trabalhar estructuras que estão a ser trabalhadas na sala de aula. “É de madeira, e quadrado e pequeno, cheira bem, é um presente da minha mãe, há três anos que o tenho, sempre vai comigo, encontrei-o na rua…, como actividade de aquecimento para que os alunos se conheçam entre eles, para que percam o medo a falar em público…
É uma actividade que pode ser explorada de muitas maneiras e adaptar-se a qualquer nível.

Idéia de Isabel Leal Valladares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: