Programa para captura de vídeos: Camtasia/ Conversor de ficheiros: Zamzar. Software livre

cam.gif

A Techsmith decide agora disponibilizar de forma gratuita a versão 3 do Camtasia Studio, que permite fazer captura de vídeo a partir, por exemplo, do que se está a passar no ecrã. É muito útil para demonstrar como se usa determinado software (ou webware). Para além da captura de vídeo é ainda possível incluir narração (recorrendo a um microfone ou ao som das colunas) ou ainda vídeo de uma webcam. Esta versão traz um add-in para o Power Point, permitindo usar uma apresentação (já feita) e incluir narração, produzindo um vídeo. A edição é também um dos pontos fortes do Camtasia Studio. Podemos incluir imagens, efeitos de transição das sequências de vídeo, destacar elementos ou locais do vídeo, inserir legendas, inserir questões (escolha múltipla, por exemplo). Depois de criado o vídeo há a possibilidade de o disponibilizar em vários formatos: MP3, iPod video, Flash (SWF and FLV), AVI, Silverlight, compatible WMV, QuickTime (MOV), RealMedia (RM), Animated GIF, Executable (EXE)). Para o ambiente web, o flash é o mais aconselhado. Pode ainda fazer-se um CD ou uma página web usando vários vídeos e um menu produzido com o Camtasia Studio. A chave do programa deve ser pedida aqui depois de feito o download da aplicação aqui. (cerca de 28 MB). Ficam assim com a versão legalmente registada.

zamzar-logo1.jpg

O Zamzar é uma ferramenta que permite converter ficheiros usando apenas o browser e sem instalar nada. Basta escolher o ficheiro original, que tem de ter menos de 100 Mb, depois escolher o formato para o qual queremos converter e deixar o email onde iremos receber o link do ficheiro convertido. Existem vários formatos de imagem, texto, música e vídeo que se podem escolher.

 

Do blogue de José Oliveira

SOFTWARE LIVRE

Para elaborar materiais didácticos relacionados com a aprendizagem de software, especialmente nos cursos virtuais, os “vídeos demostrativos” são muito úteis e apreciados pelos alunos Estes vídeos reproduzem uma sequencia de acções gravadas pelo professor directamente do seu computador e podem ser enriquecidos com arquivos sonoros (voz em off para descrever as fases de realização) ou etiquetas de texto para conduzir o processo. Existem algumas aplicações de software livre que permitem criar vídeos demostrativos: CamStudio y Wink.

  • CamStudio permite registar qualquer actividade no ecrã e acrescentar sons. Gera arquivos em formato .avi o .swf (Flash).
  • Wink é também software livre, multiplataforma (Windows e Linux) e regista sons. Gera arquivos Flash/html, executáveis (.exe) e .pdf (para imprimir), bem como diversos formatos de imagem fixa (BMP/JPG/PNG/TIFF/GIF).

São fáceis de usar e geram recursos educativos realmente práticos e atraentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: