Actividades de vazio de informação – Exemplo Florbela Espanca

É uma actividade de prática controlada realizada normalmente por dois alunos/as. Os alunos dispõem de um texto onde há que preencher espaços. Trata-se de obter a informação do parceiro, porque os vazios são complementares, e assim praticar a interacção oral.

Esta actividade pode realizar-se com textos não muito extensos de temas variados (uma leitura, uma tabela estatística, uma explicação gramatical ou novo vocabulário. Os objectivos deste tipo de actividades dependem do conteúdo da aula ou do nível dos alunos. Para os de nível básico, elaborar perguntas é um exercício interessante. Para os níveis mais avançados, pode-se adaptar a uma explicação gramatical ou uma apresentação de vocabulário de maneira mais atraente.

falar.jpg

Como exemplo, fichas para trabalhar a biografia de Florbela Espanca, poetisa  alentejana do século XIX e os tempos do passado (nível B2, destinatários: jovens e adultos).

Esta actividade pode ser completada neste podcast com textos autobiográficos e uma antologia de sonetos.

6 Respostas

  1. Carmen,

    No pienses que porque no te encuentras comentarios en entradas tan interesantes como éstas, y tras, no las vemos. Hay vida de este lado. Las descargamos y esperamos el momento de ponerlas en práctica. Obrigado.

    Aquele abraço,
    Pedro

  2. Gracias, Pedro, la verdad es que siempre gusta que se diga algo, aunque a mí me resulta un placer hacer este blog.

    Beijo

  3. Obrigada pela explicaçao tao clara e objetiva, estou fazendo um trabalho sobre vazio de informaçao e ainda nao tinha ficado claro.

  4. Todo es comenzar… se ha conseguido el primer “campamento de portugués ” para este verano, para chicos de 9 a 13 años, en CaminoMorisco, Cáceres,del 30 de Junio al 11 de Julio, es una actividad pionera, pero seguro que esta iniciativa y muchas másllegaran a buen puerto, todo es empezar…

  5. Los niños del Colegio Público Extremadura de Cáceres que cursan Portugués, han aparecido en el Periódico Extremadura del 16 de Junio de 2008, en un artículo llamado “El portugués sí es un juego”, merece la pena conocer a estos “putos”…

  6. Pues sí, es un gran logro que hay que consolidar. Vista la noticia del periódico, se afirma que el CP Extremadura de Cáceres es el único donde se imparte portugués y eso no es cierto. Mira en la pestaña portugués en Extremadura y verás que hay alagunos más, aunque todavía son pocos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: