Ver com outro olhar: as cores na pintura de Tarsila do Amaral

Nível: A2 / B1 (Quadro de Referência Comum Europeu).

Destinatários: jovens e adultos.

Objectivos:

  • Familiarizar-se com o uso das preposições e dos advérbios mais comuns do português, associados nesta actividade à sua relação com o espaço. A actividade pode ser usada também com as perífrases de obrigração.
  • Praticar as cores.
  • Conhecer a obra de Tarsila do Amaral.

Habilidades: Expressão oral/ Compreensão auditiva/ Interacção entre iguais.

Funções: Pedir e dar direções de espaço, orientar-se no espaço.

Processo: Trabalhar em grupos de quatro. Dois dos membros ficam com o desenho original e os outros dois com o desenho a preto e branco para colorir. O primeiro grupo dá instruções para os outros fazerem o desenho da maneira mais parecida ao original. A actividade pode ter vários finais: o grupo que acabar mais cedo, o grupo que segundo o critério geral fizer o desenho mais bonito ou mais parecido ao original.

A única regra que os estudantes devem cumprir é que não podem dizer o nome do objeto que os colegas têm que desenhar (para isso podem nomear-se árbitros que ouçam atentamente as conversas e determinem se as equipas cumprem a regra.

Os estudantes terão de utilizar estructuras preposicionais e/ou adverbiais de localização no espaço: “- Numa das casas há um espaço rectangular azul. – Na casa da parte direita?” Também para facilitar a interação, o grupo que está a desenhar pode perguntar a cor das coisas (sem nomeá-las). Para isto há que trabalhar primeiro as preposições e os advérbios de lugar (orientação no espaço), por exemplo, fornecer uma lista de preposições e advérbios e fazer uma actividade simples: esconder objectos na sala de aula e os alunos têm de os descobrir através das indicações dos colegas.

O facto de proibir os termos aumenta os recursos da descrição, as estratégias léxicas (aprender a nomear coisas das que não se conhece o nome), a expansão sintáctica (especialmente o uso de adjectivos e as orações de relativo).

Nível elementar: permitir aos estudantes dizer o nome do objeto.

Duração: Quinze minutos, aproximadamente, segundo o nível dos estudantes.

Materiais:

A partir desta actividade os estudantes podem estar motivados para conhecer o nome das pinturas e quem sabe se se interessam por aprofondar na figura desta pintora modernista brasileira. Deixamos alguns endereços muito interessantes para continuar a trabalhar com Tarsila:

Ideia original: Agustín Yagüe

Actividades didácticas com outros artistas:

13 Respostas

  1. Os trabalhos apresentados neste site são muito criativos, bem estruturados e extremamente úteis para os estudantes da língua portuguesa

  2. Gostei imensamente

  3. Obrigada, Graça, se alguma vez os aplicar com os alunos, explique como foi o ressutado, e uma boa maneira de completar a actividade.

    Abraço

  4. este site tem coisas interessantes

  5. gostaria de saber o motivo das obras de tarsila do amaral e seus objetivos.Muito Obrigada.Beijos.

  6. legal mas naum imagens em preto e branco ou trasparentes naum?

  7. adorei o site!!!

  8. Otima oobra parabéns

  9. nossah muito legal o site…=)

  10. Adoreiii….XD

  11. oi tarsila la na escola estamos trabalhando sobre seus desenhos sau muitos lindos

  12. eu te adoro de ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ te amo tarsila do amaral

  13. Gostei,ida bem que tinha isso escrito sobre Tarsila do Amaral porque eu precisava fazer uma pesquisa do colégio .tchau

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: