O português, segunda língua na Andalucía?

O que dizem os políticos:

Griñán se entrevista en Lisboa con Cavaco Silva

El portugués se enseñará en los centros de Secundaria de Andalucía como segunda lengua extranjera optativa. Lo ha anunciado hoy el presidente de la Junta de Andalucía, José Antonio Griñán, tras entrevistarse en Lisboa con el presidente de la República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, durante algo menos de media hora. La lengua portuguesa se enseña ahora en una media docena de centros de Huelva, provincia fronteriza con Portugal.

Según Griñán, para el desarrollo de este proyecto en todos los centros de Andalucía, se necesitarían entre cuatro y cinco años, porque “ahora no tenemos profesorado para poder hacerlo”. Griñán destacó que el castellano y el portugués son las dos lenguas más habladas del mundo occidental después del inglés y consideró el aprendizaje de la lengua portuguesa como una oportunidad económica.

Griñán también abordó con Cavaco la actual situación de crisis financiera y aseguró que el presidente de la República coincidió con él en que se están produciendo “interferencias muy serias” de los mercados.

El Pais

Fica muito bonito, um anúncio que os políticos gostam de fazer: mostram a casa antes de construi-la. Juntam-se vários, almoçam e bebem, ficam contentes e explodem. Enchem a boca com anúncios destes.  Como vão fazer? Onde estão os professores? Dizem que serão necessários 4ou 5 anos! Para mudar o curriculum da formação inicial dos professores é necessário mais tempo. E mais ainda para mudar a mentalidade das pessoas (famílias, e mesmo professores nos centros), que não vêm necessário o português. Português para que? -pensa-se.  Se nem se aprende o inglês bem na escola…

Na Extremadura espanhola há muito tempo que os políticos estão a dizer o mesmo, mas a realidade é bastante diferente, o português continua a ser uma língua minoritária.  Porque será que não acredito muito nos anúncios deste tipo? Sinto muito nesta ocasião ter que dar a razão ao PP.

Más seriedad, hombre.

5 Respostas

  1. Fico muito contente com esta notícia.
    Acho que a língua portuguesa esta a gostar e já muita gente a estuda. Pelo menos na Extremadura e também em Castilla y León. Esta a ter uma boa aceptação nas escolas básicas, secundárias e nas escolas de línguas. É muito interessante que os espanhois dominem bem a língua portuguesa porque somos vizinhos e é bom por tudo: trabalho, relações comerciais que há nos dois paises, turismo,… As línguas todas, no início, são minoritárias até que as pessoas começam estudiá-las. As crianças que estão a estudar português na escola, desejam continuar com a sua aprendizagem na secundária, e é uma pena que ainda há escolas secundárias que não tenham esta língua como optativa e os alunos não possam continuar com os seus estudos portugueses. Mas temos de ter esperança e pensar que é o início.

  2. Pois é, Carmen. Más seriedad. Lo has dejado muy claro.

  3. Queremos que en Canarias se enseñe portugués, que aquí no hay ningún centro de educación que lo imparta.
    PORTUGUÊS JÁ

  4. Olá,
    Muito interessante a proposta de ensino, será que dão conta do recado? Sou brasileira, e adoro o tema do PLE (Português como Língua Estrangeira). Seria interessantíssimo que a Espanha tivesse como segunda língua o português.
    Abraços.

  5. estimada Carmen:
    buenos dias.
    escribole desde Elvas.
    desarollo atividads y labores entorno a la sociedad del conocimiento.en este momento,pido lectores de portugues en badajoz que quieran trocar literatura y revistas em portugues que contacten.relativamente a la aprendizage del portugues,pienso que es un tema mas profundo que la relacion de la raya.como segunda lengua extrangera optativa es bueno, por causa das relaciones milenarias y billaterales.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: