Professores

BLOGUES

Planeta PLE: planeta dos blogues dos professores de Português Língua Estrangeira para conhecer o trabalho desenvolvido na sua área de experiência professores de PLE de diferentes partes do mundo. Inclui 33 blogues de professores de vários países.

Quer sugerir um blogue de Português Língua Estrangeira / Segunda Língua / Língua Não Materna no Planeta PLE? Deixe o endereço do blogue num comentário nesta secção.

DIDÁCTICA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)

O currículo, o eixo do processo de ensino/aprendizagem, é o conjunto de objectivos, conteúdos, métodos pedagógicos e critérios de avaliação que devem orientar a prática docente. O curriculo deve ser desenvolvido  e adaptado às diferentes realidades e características dos alunos.

Principíos para estabelecer o currículo de PLE:

  • A aprendizagem deve producir-se em situações comunicativas com base na imitação da realidade, procurando desenvolver usos orais e escritos.
  • A língua visa ser objecto de comunicação e não objecto de estudo.
  • A língua está intimamente inter-relacionada com a cultura.
  • O aluno é o protagonista do ensino, que deve ter em conta as suas necessidades educacionais.
  • O ensino terá carácter motivador, desenvolvendo a atmósfera necessária para estimular os estudantes e aprofundar no estudo da língua e a cultura.
  • O português deve ser a língua de comunicação na sala de aula.

LINKS DE INTERESSE

Instituto Camões: O portal oficial do Governo Português dedicado à difusão universal da lingua portuguesa e a cultura dos países lusófonos. O Centro Virtual Camões contêm recursos para o ensino do português como língua não materna, língua segunda ou língua estrangeira.

Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Para além de apresentar o contexto político e educativo de concepção do documento e de definir linhas de orientação e a abordagem metodológica adoptada, o Quadro define seis níveis comuns de referência (pág. 49), para três grandes tipos de utilizador: o utilizador elementar, o utilizador independente e o utilizador proficiente.

Recursos para atender a diversidade linguística na escola: directrizes e materiais de apoio de diferentes instituições e profissionais para a aprendizagem do português como língua não materna.

Programação de português para Educação Secundária Obrigatória (ESO). Lorena Corchero Rodríguez.

Português, Paris, 2006. Ministère de l’Éducation nationale. Documento para professores de português língua estrangeira que segue as directizes do Quadro de Referência Comum Europeu: treinar os alunos para escolherem a melhor estratégia de realização das tarefas e guiá-los na adquisição de conhecimentos linguísticos e culturais. Dois termos organizam os novos programas de línguas:

  1. O conceito de competência (conjunto de conhecimentos, de saber fazer coisas em contextos variados e adequados às tarefas.
  2. A noção de habilidades linguísticas, que visa desenvolver uma competência comunicativa na recepção (compreensão oral e escrita), na produção (expressão oral e escrita) e na interacção. Documentos de audio para descarregar.

ARTIGOS

Português para estrangeiros: Territórios e fronteiras“. “Português para Estrangeiros: territórios e fronteiras reúne artigos contendo tanto discussões de assuntos relacionados ao tema quanto resultados de análises de dados, sempre abordando questões surgidas da reflexão oriunda de pesquisas, da prática do ensino de Português a falantes de outras línguas ou de atividades relativas à formação de professores. Sejam essas ações pontuais – como aquelas realizadas em projetos de ensino-aprendizagem à distância -, sejam contínuas – como o curso de Formação de Professores de Português para Estrangeiros oferecido anualmente na PUC-Rio ou as turmas de Português para Estrangeiros, oferecidas tanto na PUC-Rio como em outras instituições do Rio de Janeiro e de outros estados do Brasil, todas estão acolhidas nesta publicação.

Buscamos combinar textos que apresentam uma variedade, no que concerne às produções dos autores, de espaço geográfico, nacionalidade e língua, bem como colocar o foco na questão metafórica dos territórios que constituem a área de estudos e pesquisa do Português como Segunda Língua e a sua prática profissional quotidiana. (continua)”. Rosa Marina de Brito Mayer e de Ida Rebelo (organizadoras).

UNIDADES DIDÁCTICAS

AVALIAÇÃO

PORTAIS DIDÁCTICOS

BRASIL

PORTUGAL

  • Portugues para todos é um espaço criado para a inclusão. O sítio fornece materiais didácticos para português como língua estrangeira para vários níveis (elementar, independente, proficiente).
  • O cantinho da Teresa: conteúdos para crianças e professores.
  • Centro de Recursos para o 1º Ciclo. Montes de recursos e bases de dados dos professores, Conjunto de cartazes para leitura. Para descarregar: ficheiros, cartazes, fichas, 1º ciclo, centro de recursos, estudo acompanhado, língua portuguesa, expressões, trabalhos, método das 28 palavras…
  • AEIOU web site: Página dedicada ao 1º Ciclo com diverso material didáctico: abecedário, artigos de opinião, jopos, lengalengas, passatempos, experiências, histórias.
  • Escolovar. Sítio do agrupamento de escolas do concelho de Ovar. Aqui publicam todas as actividades que vão realizando ao longo dos anos lectivos. Podemos encontar muito material didáctico, como: fichas, canções, documentos…
  • Fichas da EB1 de Recovelas
  • Navegar: Sítio do Agrupamento de Escolas Penafiel Sul com actividades interactivas de todo tipo e níveis.
  • Quadro e giz. Sítio construído com o intuito de partilhar materiais e experiências relacionados com a prática pedagógica. Material de apoio ao profesor, fichas de trabalho, etc. Da autoria da prof. Gorete Fonseca.
  • Riscos e rabiscos: propostas para uma escrita criativa.
  • Sala dos professores: para partilhar materiais e sugestões.

FRANÇA

  • Portais do português na França. Sítios das Academies na França.
  • Parlez portugaise: Site francês
  • PrimLangues. Site francês dedicado ao ensino de línguas estrangeiras, e especificamente dedicado ao ensino Primario, mas as actividades também se podem adaptar ao ensino Secundário. Pilotado pelo Ministério de Educação, é um centro de recursos info-documentário. (Ver actividades em português).
  • Rendez-vous en Lusophonie: Curso de português on-line, com actividades online, audio e exercícios para descarregar.

ALEMANHA

PORTAIS CULTURAIS

GRUPOS (Listas de dicussão)

Google Groups Português Língua Estrangeira
Ver archivos en groups.google.es
  • A lista de discussão “Português língua estrangeira”, criada en agosto de 2005, é o el forum da APPEX para a comunicação e o intercâmbio de informação entre os interessad@s pelo ensino da língua e a cultura lusófono no mundo.

UM SITE MISTERIOSO:

PEPLE: Dizem os autores do sítio: “Não é nenhum saite na internet, ou melhor, é, mas modestamente. É um projeto de projeto. Procurará criar uma corrente de pessoas (interessadas nos estudos em Ple), antes de se instaurar como espaço público propriamente dito. Procurará estimular a discussão das ideias, das experiências, dos projetos; e o intercâmbio de materiais, pois que é, também, um projeto de professores para professores. Procurará disponibilizar informação tanto de caráter teórico, técnico, ou técnico-profissional, como acerca de novos recursos tecnológicos na área da didática. Tudo intenções… Porque tudo dependerá sempre do interesse efetivo que (souber) despertar. editozinho do Peple 8, 1997”.

TV EDUCATIVA

TIC

  • Directório da Web 2.0
  • Infopédia: A Infopedia.pt é um site de recursos educacionais. Acesso gratuito ao Dicionário da lingua portuguesa. Accesso gratuito por 14 dias à Enciclopédia.
  • O Leme: buscador temático em português.

25 Respostas

  1. Parabéns por esta vossa iniciativa.

    Disponham sempre de um amigo da Língua e Cultura Portuguesas

  2. Parabéns por todo o trabalho desta página e disponham sempre de uma colega e amiga da língua lusa. Cáceres

    • Olha quem eu fui encontrar.🙂
      Continuem o bom trabalho de divulgação e ensino da língua portuguesa aí pela belíssima Extremadura. Braga

  3. Os meus alunos do Ensino Básico adoram trabalhar com as vossas propostas.

  4. A pagina é muito interessante..os alunos adoram trabalhar …muito didáctica…os meus parabéns!!!

  5. http://departamentoportugues.blogspot.com/

    junto envio blog do departamento de portgues do instituto español de lisboa.
    talvez sejá de utilidade para vocês
    parabens pelo vosso site

  6. Como sou professora, tenho vindo a utilizar este site que tem sido muito útil. Já o tenho recomendado a outros colegas.
    Parabéns pelo vosso trabalho.

  7. Sou professora de espanhol em Portugal (a alunos entre os 15 e os 17 anos) e gostaria de arranjar alunos espanhóis que estejam a aprender português com os quais trocar correspondência. Penso que seria enriquecedor para todos. Parabéns pelo vosso site. Sílvia Narciso

  8. O meu mail é: sigapa@msn.com

  9. Olá
    sou professora de espanhol, tenho alunos do 9º ano. Gostaria de fazer troca de correspondencia com alunos espanhois, tenho procurado em todo o lado e encontrei o vosso blog por acaso e achei-o muito interessante, parabens!
    Se me puderem ajudar agradecia muito
    Obrigada.

    • Olá. Eu sou professora de português no ensino básico. Os meus alunos sao de 6º. Deixo-te o email para qualquer coisa que precisares.
      Cumprimentos.

  10. Oi estou estudando professorado de Português, sou de La Cruz Corrientes , Argentina ; gostaria de trocar correpondencia com alunos e professores. Achei muito interessante este site, parabens!
    Gostaria muito receber alguma resposta. O brigada

    • Olá Daniela, sou professora de Português e trabalho com alunos do Ensino Médio (faixa etária de 15 a 16 anos). Também gostaria de trocar correspondência.
      Abraços,
      Rosangela

  11. mais um ano vou continuar com os intercambios escolares,este ano vou fazer com a cidade de Castelo Branco,Portalegre,Estremoz e Campo Maior—vai ser rmuito divertido os alunos vao-se conhecer trocar conversas,emails..etc…e depois nos visitarao à nossa cidade de Badajoz…
    Os alunos da escola General Navarro,Santo Tomas de Aquino Manuel Pacheco e Nossa Senhora de la Soledad..vao-se divertir imenso..

  12. sou avó, preciso ajudar minha neta a encontrar figuras com as palavras, de
    sombrancelhas
    unha
    barriga
    testa
    bochecha
    peito
    beijo
    abraço

  13. Parabenizo pelo trabalho. É uma ótima ferramenta de apoio ao ensino de lígua portuguesa. Sou professora e trabalho com ensino a distância.

  14. Olá, sou estudante de Letras no Rio de Janeiro (Brasil) e achei muito interessante esta página… aqui no Brasil estou ligada ao PLE da minha universidade (UFF-Niterói) onde se encontram boa parte dos estudantes de intercâmbio que vão fazer o Celpe/Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa). Nos meses de Janeiro e Fevereiro estarei pela região da Extremadura e gostaria muito de manter contato para minha pesquisa de conclusão de curso. Parabéns pela iniciativa! Obrigada!

  15. Esta páxina é umha pequena colheita de recursos de youtube em portugués para educ. infantil. Está desenhada de xeito que os cativos poidam ter a maior autonomia posivel á hora de navigar: As cantigas, no meu cole, forom todo um éxito:
    http://escolagalega.zobyhost.com/
    Umha aperta desde Galiza, e pababéns por este blogue.

  16. Olá companheiros! Gostaria saber se alguém tem provas modelo, ou sabe onde existem, para estudar para a prova de conhecimentos do Instituto Camões. Que tipo de perguntas são feitas?…
    Obrigada pela atenção.

  17. oi Carmen, parabens pelo blog, sou brasileira e moro em salamanca a muito tempo, queria indicar o trabalho do CENTRO DE ESTUDIOS BRASILEÑOS de Salamanca, http://cebusal.es/
    pois também promovem a culutra brasileira.
    um abraço

  18. boas..mais um curso chegando ao final..terminarei dia 23 de maio a ultima visita á cidade de lisboa com um colegio de badajoz.intercambios muito frutiferos para os alunos..para o ano mais visitas se realizarão!!!

  19. Oi ! Sou brasileira e administro na ITalia curso de português como lingua estrangeira. Por favor divulgue o meu sito: http://www.corsodiportoghese.com
    Um grande abraço!

  20. Olá Carmen!
    Sou professora de espanhol como LEII e gostaria de saber se sabes como seria possível fazer um intercâmbio. Já fiz uma vez quando estava no Minho e todos (alunos e professores) adoramos, por isso gostaria de repetir a experiência. No entanto, agora estou no Algarve. Como a região não é muito longe da Extremadura talvez fosse impossível. Grata pela atenção.
    O meu mail é carla.alejandra82@gmail.com

  21. Olá parceiros!
    os meus parabéns pelo trabalho, é fantástico! sou professora de português e é realmente bom. Ando a preparar um curso online e queria saber se é possível colocar algumas audições de aqui ou se conhecem algum site onde possa tirar este tipo de audições
    Muito obrigada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: