Festas dos Santos Populares (Portugal) / Festas Juninas (Brasil)

Fiestas de San Juan (en español)

Duas faces da mesma moeda, vamos conhecer melhor a festa dos dois países. Nos links a seguir encontrará informação elaborada para as escolas:

BRASIL PORTUGAL

PARA SABER MAIS:

ACTIVIDADES DIDÁCTICAS

Brasil, do blogue Bloguinfo (Educação infantil)

BRASIL


Festa Junina

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício que é um costume no baile da quadrilha nordestina.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

_______________

PORTUGAL

LISBOA vai a CANTAR

LISBOA, és meu amor,
Quero contigo dançar
Cantar cheia de fulgor
A tradição popular.


De Mangerico na mão
Uma quadra a namorar
E com arquinho e balão
Vamos todos a bailar.


Alegrias como estas
É difícil encontrar.
Vestida toda de Festas
Lisboa vai a cantar.
ALUENA
Reservados Direitos de Autor
Lisboa,Portugal, 13/06/2004

UM POUCO de HISTÓRIA
(Costumes e Tradições)

Os Lisboetas gostam de festas, tradição e sardinhas e que melhor altura do ano para juntar todas estas vertentes senão em Junho?
Junho é o mês dos Santos Populares, não só em Lisboa, mas um pouco por todo o país.
Santo António é o santo padroeiro de Lisboa. Nesta altura juntam-se os pedidos para encontrar a ‘cara-metade’ e para um casamento abençoado por Santo António com o cheiro das sardinhas grelhadas e do manjerico e com as famosas marchas populares dos balões coloridos e músicas festivas.

Entre os anos cinquenta e sessenta a tradição de Santo António, conhecida como Noivas de Santo António, foi patrocinada pelo Diário Popular e por comerciantes locais. Nos anos noventa, a Câmara Municipal de Lisboa deu de novo início a esta tradição, patrocinando casais de Lisboa e juntando-os num momento que será único e especial para toda a vida.

Existe um jogo tradicional engraçado que se faz na véspera do dia de Santo António (13 de Junho): encha um pequeno alguidar com água e escreva em papelinhos o nome daqueles que gostaria, ou pensa que seriam, os seus parceiros ideais. Enrole-os como se fossem rifas e ponha-os no alguidar, colocando-o debaixo da cama. No dia seguinte, o papel que estiver mais aberto revela-lhe o nome da sua ‘cara-metade’! Não acredita?… Bem, experimente. De qualquer maneira não tem nada a perder e sempre se pode divertir!

6 Respostas

  1. É sempre interessante descobrir as semelhanças e diferenças entre brasileiros e portugueses. Quem diria que sardinha é prato típico junino em Portugal? 🙂

    Obrigada pela referência ao meu texto!

  2. É verdade, as duas festas têm a mesma origem, coisas comuns e outras diferentes. O contraste é muito interessante como actividade didáctica.

    PS: As sardinhas são o símbolo da festa em Lisboa, são deliciosas!!!

  3. ei alguem ai sabem quais são os santos do mês da festa junina?

  4. muito bom me ajudou muito com minha pesquisa escolar.

  5. gostei muito, pesquisar sobre brasil e portugal é as diferenças e costumes e sempre um prazer. as sardinhas eu ja sabia que era um prato predilecto dos portugueses só nao imaginava que no mes de junho era um símbolo, deve ser mesmo uma delicia….huuuuuuuuummmmm

    ano que vem quero esta ai pra descobrir os encantos do sao joao em portugal….

    aqui no brasil e maravilhoso….

Deixe um comentário